Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Cânion da Chapadinha – Cachoeira Paulina - Piraí do Sul - Paraná


Sobre a atividade:

Caminhada: consiste na realização de percurso a pé, em ambientes naturais com pouca infraestrutura, com diferentes graus de dificuldade. Pode durar desde uma hora até um dia inteiro, mas o praticante retorna ao seu local de origem para pernoitar.

Descrição do local:  A Pousada Serra do Pirahy, cujo nome deve-se a um elemento da geodiversidade local, situa-se junto à PR-090, logo após a subida da Escarpa Devoniana para quem se desloca no sentido Piraí do Sul-Ventania.  No local será recebido pelo proprietário da Pousada o Senhor Emerson onde deve acertar o valor da entrada e até se preferir deixar marcado um belo café colonial para a volta da caminhada, no local existe diversos atrativos naturais como a Cachoeira da Paulina, Cânion da Chapadinha também conhecida por Cânion da Palmeirinha, lajeados, lapas com pinturas rupestres, relevos ruiniformes, elementos que individualmente ou em conjunto, revelam um magnífico cenário na região dos campos gerais do Paraná. 

Mirante do Cânion da Chapadinha e Cachoeira da Paulina
Percurso: Aproximadamente quatro quilômetros por trilhas em campos e mata, a trilha é considerada moderada, por isso é bom iniciar a caminhada cedo para se fazer a trilha sem pressa apenas apreciando toda região sendo ela formada por relevo acidentado formando vários cânions de diversas dimensões, também há vários pequenos riachos de águas transparentes que forma belas piscina naturais e em seguida se transformam em cascatas sendo a principal a Cachoeira da Paulina com aproximadamente 60 metros, tudo isso emoldurado pôr uma flora e fauna exuberante.




Cachoeira da Paulina


Dicas de Segurança

  • Contrate serviços de guias que possuam certificado junto ao Ministério do Turismo para esta atividade. Isso assegura que cumpra Lei Geral do Turismo e as normas técnicas referentes à atividade, de modo que a sua experiência seja segura e prazerosa.
  • Informe-se bem sobre as condições da caminhada: distância, tempo do percurso, inclinação do terreno, condições climáticas do dia e do local. São importantes para você avaliar sua disposição em participar.
  • Use sempre roupas e calçados confortáveis e adequados às condições climáticas do local. No inverno ou em lugares com grande altitude vista-se em camadas, evitando assim sentir calor demais durante o percurso ou frio demais no topo da montanha (se for o caso), onde sempre venta mais.
  • Use protetor solar e proteja a cabeça com bonés ou chapéus.
  • Beba água sempre (mesmo antes de sentir sede).
  • Alongue-se antes e depois de caminhar.

Agende já essa aventura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário